Quais as dicas mais importantes para o empreendedor que busca ter um site?

Jorge Marmion

Há uma palavra que sempre tenho em mente: KISS (Keep It Simple, Stupid). Essa é talvez a dica mais importante de todas quando penso em apresentar informação (seja em um site, uma palestra, um curso ou de qualquer outra forma): simplicidade. Sempre que algum empreendedor me consulta sobre desenvolvimento de um site, eu lhe pergunto: você quer ganhar dinheiro ou apresentar seu site a um concurso de web design? Obviamente, é possível combinar as duas coisas (custa bem mais caro), mas se você quer ganhar dinheiro com seu site (desde que divulgado adequadamente), seja simples, objetivo e concreto.

Permita-me, então, efetuar as seguintes recomendações:

Quanto ao conteúdo

  • Não "enrole": apresente uma breve descrição dos seus serviços na primeira página. Quem entrou no seu site procurando solução ao seu problema tem de saber, rapidamente, se você é a (ou uma das) pessoa ou empresa certa para satisfazer sua necessidade de solução.
  • Não "encha a barriga": se você tem uma empresa de controle de pragas, por exemplo, não tente aumentar artificialmente o conteúdo explicando que já no Egito antigo existia a preocupação com controle de roedores, ou que as baratas existem há mais de 300 milhões de anos.
  • Evite tecnicismos: é preferível dizer "Oferecemos seis meses de garantia" a dizer "Nós utilizamos Peróxido de Carbamida a 20%". A menos que o leitor seja engenheiro químico, não vai ter a menor idéia do que você está falando.
  • Transmita confiança: é altamente recomendável apresentar referências e depoimentos (cuja autenticidade possa ser confirmada) sobre seus serviços.
  • Enfatize seu diferencial com as empresas concorrentes: se, por exemplo, você tem uma empresa de mudanças, devidamente registrada, com funcionários próprios, uniformizados e treinados, esclareça ao seu visitante quais os riscos de contratar uma empresa "fundo de quintal", mesmo que seja mais barato.
  • Escreva corretamente: na internet, você é o que você escreve. Um site de uma loja supostamente refinada não pode, como nós vimos, apresentar um "Açucareiro em inox c/ culher (SIC)".
  • Identifique-se corretamente: se você quer ser encontrado pelo mecanismos de busca, forneça um título e uma descrição precisa para seu site.

Quanto à apresentação

  • Cuidado com as cores! Uma parcela significativa da população -cerca de 20%- apresenta deficiências na percepção das cores. Utilize, basicamente, cores primárias. Prefira fundo claro e cores escuras para as fontes. Fantasia é para o Carnaval.
  • Use, no máximo, duas fontes de fácil leitura (como Arial) para todo o site. Fuja de fontes exóticas (cursiva, gótica, etc).
  • Evite objetos em movimento, que distraem o leitor. Muitos objetos em movimento, então, nem pensar.
  • Apresente fotos só se tiverem relação direta com o assunto, e se a foto tiver excelente qualidade e boa estética.
  • Você lembra as manifestações de repúdio dos paulistanos quando os caminhões de distribuição de gás anunciavam sua chegada com a versão eletrônica de "Pour Elise"? Não faça o mesmo no seu site: evite músicas de fundo.

A medida do sucesso do seu site estará caracterizada pela relação entre pessoas que o visitam e pessoas que efetivamente entram em contato para solicitar um orçamento. Se você tem muitas visitas e poucos pedidos de orçamento, há algo errado ou com seu site, ou com a divulgação do seu site. Se, entretanto, de cada dez visitas você recebe ao menos seis contatos, você está no caminho certo.


Gostaríamos de ouvir sua opinião sobre este artigo.

Conteúdo

Utlilidade


Entre em contato com o(a) autor(a) deste artigo

Convide um amigo ou colega para ler este artigo

Imprima este artigo


Topo da página

(c) 2003-2006 IBRAU - Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade. Todos os direitos reservados.

(c) 2006 IBRAU - Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade. Todos os direitos reservados.

Fale com o(a) colunista.

Você gostou do artigo Análise da usabilidade de uma aplica o de registro de sorteio?

A seguir os dados são opcionais

Deseja enviar uma mensagem a Jorge Marmion?

Seu nome:

E-mail

A produção do site não comercializará o endereço de e-mail acima, nem enviará correspondência indesejada

Preencha os dados abaixo e enviaremos à pessoa que você indicar um e-mail convidando-a a visitar o site e ler este artigo.

Seus dados:

Seu nome:

E-mail

Os dados da(s) pessoa(s) que você quer convidar:

Seu nome:

E-mail

Caso deseje convidar mais de uma pessoa, digite os endereços de e-mail separados por vírgula, sem espaços em branco
(exemplo: joão@uol.com.br,pedro@aol.com)

Caso deseje, envie uma mensagem junto com o convite

A produção do site não comercializará nenhum dos endereços de e-mail acima informados nem enviará correspondência indesejada aos mesmos.