Como maximizar a legibilidade de um texto

Jorge Marmion


Quando lemos, como lemos?

Ao ler, o campo de percepção visual reduz-se à metade a uma distância de 2.5 graus do ponto de fixação do olho. Na figura 1, abaixo, se o ponto de fixação fosse o número 0, eis o bloco de informação que nosso cérebro consegue processar:

Figura 1

Assumindo que a distância média de leitura de uma tela é quase de meio metro (475 mm), a área da tela cuja percepção visual é ótima é de 41.8 mm. Considerando o tamanho médio dos caracteres apresentados na tela e o espacejamento das linhas, há 88 caracteres dentro da área de percepção, distribuído em 8 linhas, sendo que há 15 caracteres em média na linha mais comprida (Figura 2).

Figura 2

Quanto mais perto do ponto de fixação, maior a probabilidade de acerto na identificação correta de caracteres. A probabilidade de identificação correta de caracteres próximos às áreas limites reduz-se em 50%.

Jerome Nadel, da empresa Human Factors International Inc., recomenda a apresentação de texto em colunas, já que este formato minimiza o “escaneamento” horizontal e conseqüentemente reduz o movimento dos olhos e a fadiga ocular.

Figura 3

Observe que neste formato a área de percepção visual corresponde -desde que a largura da coluna seja adequadamente projetada- à largura da coluna:

Figura 4

Segundo Jakob Nielsen, a grande maioria dos usuários da Web (79 por cento) “escaneam” texto. Somente 21 por cento lêem palavra-por-palavra. Para incrementar a facilidade de leitura, torne seu texto “escaneável”, Nielsen recomenda a utilização de:

  • Tabelas
  • Cabeçalhos
  • Negrito
  • Gráficos
  • Marcadores (Bullets)

Da teoria à prática

Vejamos, na prática, a aplicação dos princípios teóricas acima mencionados. Suponhamos que devemos apresentar ao usuário uma receita de torta Sonho de Valsa:

TORTA SONHO DE VALSA
Ingredientes: 4 ovos, ½ litro de leite, 2 colheres (sopa) de maisena, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 4 colheres de açúcar, 8 sonhos de valsa, 200g de ameixa em calda Modo de fazer : Bata bem as gemas, coloque o leite e a maisena, leve ao fogo para ferver. Ainda no fogo misture o leite condensado. Tire do fogo, coloque em um pirex grande e leve ao congelador por ½ hora. Corte miúdo 6 sonhos de valsa e coloque em cima do creme. Bata as ameixas com calda no liquidificador e coloque-as por cima dos sonhos de valsa. Bata as claras em neve com o açúcar e o creme de leite e coloque por cima das ameixas. Pique os 2 sonhos de valsa e enfeite. Ponha no congelador coberto com lâmina ou tampe.
Obs : Se achar necessário coloque mais bombons. Se quiser retire a ameixa em calda.

Eis um bloco de informação difícil de dirigir. Vamos tentar melhora-lo utilizando as recomendações acima:

Torta sonho de valsa

Ingredientes

  • 4 ovos
  • ½ litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de maisena
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 4 colheres de açúcar
  • 8 sonhos de valsa
  • 200g de ameixa em calda

Modo de fazer

Bata bem as gemas, coloque o leite e a maisena, leve ao fogo para ferver. Ainda no fogo misture o leite condensado. Tire do fogo, coloque em um pirex grande e leve ao congelador por ½ hora. Corte miúdo 6 sonhos de valsa e colozque em cima do creme. Bata as ameixas com calda no liquidificador e coloque-as por cima dos sonhos de valsa. Bata as claras em neve com o açúcar e o creme de leite e coloque por cima das ameixas. Pique os 2 sonhos de valsa e enfeite. Ponha no congelador coberto com lâmina ou tampe.

Obs : Se achar necessário coloque mais bombons. Se quiser retire a ameixa em calda.

Ficou bem mais claro, não ficou? Mas dependendo da configuração da tela, pode ser necessário clicar a barra de rolagem, algo indesejável. Observe que há um espaço em branco totalmente desaproveitado, à direita dos ingredientes. Podemos então sugerir um formato alternativo:

Torta sonde de valsa

  • Ingredientes
  • 4 ovos
  • ½ litro de leite
  • 2 colheres (sopa) de maisena
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 4 colheres de açúcar
  • 8 sonhos de valsa
  • 200g de ameixa em calda

Modo de fazer

Bata bem as gemas, coloque o leite e a maisena, leve ao fogo para ferver. Ainda no fogo misture o leite condensado. Tire do fogo, coloque em um pirex grande e leve ao congelador por ½ hora. Corte miúdo 6 sonhos de valsa e coloque em cima do creme. Bata as ameixas com calda no liquidificador e coloque-as por cima dos sonhos de valsa. Bata as claras em neve com o açúcar e o creme de leite e coloque por cima das ameixas. Pique os 2 sonhos de valsa e enfeite. Ponha no congelador coberto com lâmina ou tampe.

Esta apresentação é bem mais compacta e legível que as anteriores. Cada uma das colunas tem uma largura adequada para tirar o máximo proveito do campo de percepção.

Conclusão

A reação do usuário dependerá de como a informação é apresentada. Diagramando adequadamente, podemos contribuir a um aumento sensível da facilidade de compreensão, da velocidade de leitura e localização de informações relevantes, tornando nosso sistema muito mais amigável.


Gostaríamos de ouvir sua opinião sobre este artigo.

Conteúdo

Utlilidade


Entre em contato com o(a) autor(a) deste artigo

Convide um amigo ou colega para ler este artigo

Imprima este artigo


Topo da página

(c) 2003-2006 IBRAU - Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade. Todos os direitos reservados.

(c) 2006 IBRAU - Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade. Todos os direitos reservados.

Fale com o(a) colunista.

Você gostou do artigo Análise da usabilidade de uma aplica o de registro de sorteio?

A seguir os dados são opcionais

Deseja enviar uma mensagem a Jorge Marmion?

Seu nome:

E-mail

A produção do site não comercializará o endereço de e-mail acima, nem enviará correspondência indesejada

Preencha os dados abaixo e enviaremos à pessoa que você indicar um e-mail convidando-a a visitar o site e ler este artigo.

Seus dados:

Seu nome:

E-mail

Os dados da(s) pessoa(s) que você quer convidar:

Seu nome:

E-mail

Caso deseje convidar mais de uma pessoa, digite os endereços de e-mail separados por vírgula, sem espaços em branco
(exemplo: joão@uol.com.br,pedro@aol.com)

Caso deseje, envie uma mensagem junto com o convite

A produção do site não comercializará nenhum dos endereços de e-mail acima informados nem enviará correspondência indesejada aos mesmos.