Aprendendo com os (erros dos) colegas: regras de validação

Fevereiro, 2006

Jorge Marmion

O Lycos oferece, dentre muitas opções, a possibilidade de denunciar um dos seus usuários pela nefasta prática de SPAM. No formulário respectivo (muito bem feito, aliás) solicita-se, entre outros campos, o endereço de e-mail do denunciante (assinalado com a seta, abaixo). Este campo é opcional: entre parêntese informa-se que deve ser preenchido caso você queira receber uma resposta sobre sua denúncia:

Mas se você não informa o endereço de e-mail (que, lembre, era opcional) aparece uma mensagem de erro, solicitando um endereço válido:

Um problema similar acontece no formulário para informar o pagamento da mensalidade de um sítio de jogos online muito popular. Os campos apresentam, à direita, um exemplo de formato. A data do depósito, por exemplo, deve ser informada como dd-mm-aaaa. Este tipo de esclarecimento é muito recomendável:

Só que ao tentar informar a data como 21-01-2006 uma mensagem de erro é apresentada:

Como "digite apenas números" se o formato deve ser dd-mm-aaaa? Digitando novamente, e prestando atenção na tela, percebe-se que após ingressar os dígitos "2" e "1" a transação insere automaticamente o traço; quando você for digitá-lo, a transação está aguardando o próximo dígito, e isso motiva a mensagem de erro ao digitar o caractere "-".

O que não fazer

Desrespeitar as regras que você mesmo apresentou ao internauta.

O que fazer

Apresente regras claras e objetivas. Verifique que seus procedimento de validação correspondem às regras divulgadas na transação. Da mesma forma, se você solicita dados que não são a simples transcrição de um documento (como um boleto bancário, por exemplo) verifique que eventuais restrições são claras para o(a) internauta (como no caso do CPF/CNPJ, abaixo):

Se há dados sensíveis ("Para que estes caras querem saber meu CPF?") esclareça sobre sua utilização. É altamente, também, explicitar quais as garantias de privacidade que sua empresa oferece.


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